Foto: FZ Construções (Divulgação)
A obra de asfaltamento do trecho de 1 km da estrada de acesso ao Distrito de Santa Flora (VRS-505), iniciada em junho passado, deve ser concluída agora em fevereiro. Segundo a construtora FZ, responsável pelo serviço, a intenção era terminar o trabalho ainda em dezembro, bem antes do prazo final, que seria agora em março, mas uma questão burocrática na liberação das verbas atrasou o repasse. Esse problema foi resolvido nos últimos dias, permitindo a conclusão da fase final da pavimentação.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Segundo Fabio Zucolotto, da FZ Construções, como uma das oito empresas doadores do ICMS para a obra é uma SA (sociedade anônima), foi bem mais burocrático para aprovar a liberação dos recursos, o que ocorreu este mês. No trecho de 1 km, na saída da BR-392 em direção a Santa Flora, a terraplenagem e a base, com brita graduada, estão prontos. Segundo Zucolotto, agora as equipes vão nivelar novamente essa brita para colocar a camada de asfalto até o final de fevereiro.
A obra está sendo feita por meio do Programa de Incentivo ao Acesso Asfáltico (PIAA/RS). Instituído pelo governo estadual, o programa tem como objetivo impulsionar obras de infraestrutura rodoviária por meio de parcerias com a iniciativa privada. A iniciativa permite que empresas financiem os projetos em troca de abatimento no ICMS, limitado a 5%. Para aderir, é necessário apresentar os projetos básico e executivo (com estudos técnicos e ambientais), planilhas orçamentárias e a documentação exigida. Após análise e aprovação, os trabalhos podem ser executados.
Para essa obra em Santa Flora, oito empresas estão destinando R$ 4,58 milhões de ICMS. São elas: Marzari Alimentos, Plásticos Itália, Arrozeira Sepeense, Plastrela Embalagens Flexíveis, Camil Alimentos, Cooperativa Tritícola Caçapavana (Cotrisul), Bem Estar Alimentos e Urbano Agroindustrial. Segundo Zucolotto, já existe um projeto para asfaltar mais 1 km da estrada de Santa Flora por meio do PIAA, em que serão destinados R$ 4 milhões. A expectativa é pela aprovação e início da obra este ano. Ao todo, a estrada de Santa Flora tem 17 km entre a BR-392, no Arenal, e a sede do distrito.
Leia também: